A Confraria dos Bibliófilos do Brasil foi fundada em Brasília em 1995. É uma associação de bibliófilos e amantes dos livros produzidos com processos utilizados primordialmente na primeira metade do século XX, como a composição em linotipia (linhas de texto moldadas a chumbo quente), a impressão tipográfica semimanual e encadernação e acabamento manuais que utilizam papéis artesanais feitos com fibras naturais. Todos os livros são ilustrados por pintores, gravadores e ilustradores de renome nacional, contratados especificamente para ilustrar cada livro. Entre estes ilustradores estão artistas como Poty Lazarotto, Renina Katz, Glênio Bianchetti, Marcelo Grasmann, Rubens Gerchman, Henrique Amaral, Darel Valença Lins, entre tantos outros de igual relevância.
A reprodução das ilustrações é feita por serigrafia e clichês metálicos de alumínio. Até o final de 2017 já se contabilizam 56 livros lançados, numa razão de até 3 livros por ano, quantitativo este que inclui exclusivamente autores brasileiros tais como Dalton Trevisan, Rubens Fonseca, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Érico Veríssimo, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Mário Quintana, Lygia Fagundes Telles, Ferreira Gullar, Jorge Amado, Monteiro Lobato e tantos outros luminares da nossa literatura. A escolha dos títulos/escritores das novas publicações é feita em eleições bienais, já estando em “reserva” para publicação futura livros de escritores como Lima Barreto, Olavo Bilac, Aluísio Azevedo, João Cabral de Mello Neto, João Antonio, João Ubaldo Ribeiro, entre outros.
O quadro de Fundadores conta com 350 participantes, havendo ainda o quadro regular, ou especial que pode abrigar até 150 participantes. Interessado em ocupar uma vaga para este quadro? Faça contato conosco.